Com a ascensão do mundo online, os negócios tradicionais estão cada vez mais aderindo ao meio digital.
Por conta disso, acompanhe esse artigo e veja como esses 14 Passos simples do marketing podem melhorar a suas vendas.
A Importância do Marketing Digital
O Marketing Digital chegou para ficar. Com ele, você consegue promover seus produtos e serviços por meio de fontes de mídias online e permite transmitir a sua mensagem certa para o público adequado a fim de conquistar uma venda ao longo do tempo.
Essa nova forma de abordagem tem sido um verdadeiro divisor de águas para quem busca ascensão profissional.
Implementado por pessoas, organizações privadas ou públicas, ONGS ou Igrejas, o Marketing Digital está levando os donos de negócio a resolver as dores e desejos de potenciais clientes nos canais digitais mais relevantes para seu negócio.
Trocando em miúdos, você conversará com sua audiência em vez de somente enviar mensagens.
Por que o Digital é mais barato do que Outbound?
Para os pouco esclarecidos, o Marketing Outbound é a forma das marcas se comunicarem em âmbito offline, utilizando-se de mídias de televisão, de imprensa ou de campanhas de telemarketing, por exemplo.
Com o aumento da exigência do público sobre o que é consumido, muitos ignoram, em partes ou por completo, qualquer técnica de Outbound de alcance amplo de público.
Há quem diga que o Outbound morreu, que usar nos meios tradicionais de comunicação está fadado ao fracasso.
O Marketing offline ainda funciona, porém anda de mãos dadas com o Marketing Digital.
Independente de ser offline ou online, o objetivo é similar: chamar a atenção com conteúdos criativos e que engajem a ponto de haver um relacionamento mais íntimo.
Entretanto, segundo um estudo da Hubspot, o meio digital, mais especificamente o Inbound Marketing, costuma ser 62% mais barato e possui um retorno sobre o investimento (ROI) de 275% maior do que as práticas de Outbound.
Convencido da vantagem do Marketing Digital? Então, vamos a algumas dicas sobre como implementá-lo na prática.
14 Dicas para Aumentar as Vendas
Para começar a aumentar suas vendas através do meio digital, você precisa analisar o seu negócio, definir seu orçamento e para quem você está se comunicando.
Além de investir na sua presença online, já que você deve analisar a sua presença online.
Dito isso, vamos as estratégias
1) Crie um Blog
O blog é alternativa para se comunicar com quem gosta de ler, independente de estarem no computador ou no celular.
Faça do blog seu aliado, você é capaz de gerar fluxo de visitas constante quanto mais artigos você escreve, como esse que estou escrevendo ?
2) Otimize seu Conteúdo para os Mecanismos de Busca
Atuando em conjunto com a dica anterior, ao desenvolver conteúdos otimizados para o Google, você terá maior chance de ser visto entre os primeiros colocados.
Melhorar a forma como você é visto pelo buscador mais conhecido no mundo é chamado de Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização dos Mecanismos de Busca.
Embora endossamos que você deve escrever para pessoas reais, não deixe de lado o poder de ser relevante para os robôs do Google.
3) Crie uma Landing Page
Também conhecida como páginas de captura, essa estratégia visa capturar contatos de clientes que se interessaram pelo seu material.
Com a Landing Page, você certifica de que seu conteúdo é monitorado e, assim, você mensura a performance da sua campanha de Marketing Digital.
4) Use E-mail Marketing
E-mail marketing é uma abordagem que estabelece uma relação íntima com sua audiência por e-mail. Ferramenta essencial para agências de marketing de conteúdo, o e-mail marketing anda junto com estratégias de Inbound Marketing.
O foco é fidelizar o cliente (lead) por meio da sua comunicação em áudio, vídeo ou imagens para que, no futuro, este esteja mais propenso a fazer uma compra.
5) Faça Infográficos
Infográfico é um material visual que apresenta dados de uma maneira simples e didática, ajudando o leitor na compreensão de assuntos complexos. Os infográficos incluem textos, ilustrações e gráficos.
Conforme menciona a empresa Unbounce, a procura por infográficos aumentou 800% desde 2012, além do fato de que 94% dos posts visuais geram maior retenção do público.
6) Faça Campanhas de Mídia
Determinados caminhos que um dia foram eficazes, como publicar organicamente pelo Facebook, já não funcionam mais.
Com a limitação do alcance das publicações, muitas empresas se vêem forçadas a investir em anúncios no Google e nas Redes Sociais.
A vantagem é que a perspectiva de retorno é mais rápida, considerando o tempo investido em ganhar público sem investir.
Por outro lado, caso sua campanha seja mal estruturada, seu dinheiro irá por água abaixo.
Tenha cautela na hora de segmentar campanhas, pois nem todos os profissionais são habilitados, com a exceção da gente, é claro ?
7) Realize Webnários
Webinários são formas de apresentar seu produto ou serviço em formato de vídeo. Com ela, quem lhe assiste saberá com quem está falando.
Essa é uma excelente estratégia se comparada a uma postagem de artigo ou de imagens, pois esse não deixa claro o produtor do assunto enquanto aquele deixa visível a todos o seu criador.
Por isso, para produtos ou serviços de valor alto, vídeos são recomendados para nutrir a importância de determinado investimento.
8) Cadastre sua Empresa no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta disponibilizada pelo buscador para cadastrar negócios locais.
Ao buscar por determinada palavra que transpareça um negócio, os primeiros colocados estão distribuídos em um conjunto de empresa com as devidas avaliações. Para quem realiza um trabalho de SEO Local, essa estratégia é imperativa.
9) Faça Parcerias com Influenciadores
Influenciadores são pessoas com alto grau de engajamento em sua forma de falar. Com o crescimento das redes sociais, fenômenos como Youtubers e influenciadoras no Instagram tem virado um caminho alternativo de fazer negócios.
Com eles, um contrato de parceria é formulado em que há uma troca: divulgação do produto em troca da audiência de um determinado nicho já conquistado.
10) Desenvolva uma Loja Virtual
Para vendedores de produtos físicos, uma loja virtual é uma verdadeira mão na hora. Pois, a vantagem em relação a uma loja física é a menor barreira de entrada e um custo de implementação baixo.
Para tornar essa estratégia vencedora, faça uma integração com sistemas de pagamento online como o Paypal ou Mercado Pago para evitar inconvenientes com devoluções.
11) Contrate Softwares de Gestão
Para conhecer bem o seu público, existem softwares de gestão voltadas para registrar todas as informações sobre seu potencial comprador.
A título de exemplo, o CRM ajuda a acompanhar a jornada de compra do cliente, desde o contato inicial até o pós-venda.
12) Faça Guest Posts
Guest Posts nada mais são do que escrever conteúdos em sites ou blogs de terceiros para tornar a sua marca relevante e conhecida para seu público.
Essa dica é muito utilizada entre blogueiros, ela serve para estabelecer parcerias para futuros negócios e troca de benefícios mútuos.
Então, certifique-se de oferecer ao convidado um tema de extrema importância para não manchar sua credibilidade.
13) Faça Assessoria de Imprensa
Assessoria de imprensa é uma atividade de comunicação que objetiva unir marcas e jornalistas de diversos veículos de comunicação.
Assim, a conquista de mídia espontânea tem como finalidade ter seu nome mencionado em plataformas de alto volume de visitantes. Assim, você gera tráfego para seu próprio site, e consegue aumentar suas vendas.
14) Faça Remarketing
O Remarketing identifica usuários que interagiram com seu site e não tomaram a decisão de comprar. Dessa maneira, campanhas de exposição ao produto são criadas para que a conversão seja imediata.
Quais estratégias você já utilizou no marketing digital do seu negócio? Faça agora uma consultoria gratuita do seu marketing digital que um consultor de marketing irá verificar sua presença online sem nenhum compromisso.