Aumento de receita: Entenda sua relação com o alinhamento de Vendas e Marketing

Aumento de receita: Entenda sua relação com o alinhamento de Vendas e Marketing

É comum encontrarmos empreendedores que ainda não conseguem vincular marketing e vendas em suas estratégias. Mas, esse alinhamento é fundamental para que sua empresa prospere e tenha um aumento nas oportunidades de vendas. 

Você já ouviu dizer que teoria e prática caminham juntas? Pois é, aqui não é diferente. Principalmente para a empresa que está no início do crescimento ou irá começar no meio digital. 

Nos dias de hoje, o consumidor sempre procura produtos que possuam informações importantes, antes de finalizar a compra. 

Portanto, quando o empresário entende que o marketing e as vendas caminham juntos, ele é capaz de oferecer uma ótima experiência de compra ao seu cliente, durante todo o processo. 

Veja neste artigo como esses setores estão relacionados e como você pode aplicar isso a sua empresa. 

Entenda como o marketing ajuda sua empresa a vender mais

Uma das etapas anteriores à concretização das vendas é o marketing que, quando aplicado corretamente, é capaz de aumentar de forma significativa o número de vendas da sua empresa. Entenda melhor como ele funciona. 

Atração de clientes

O Marketing não ajuda somente no momento da venda, ele ajuda a empresa a fortalecer sua marca, a divulgar os produtos que oferece, a gerar tráfego para o site, dentre outros benefícios. 

E tudo isso, possui somente um objetivo, atrair mais clientes para que a receita da empresa seja maior. 

Público-alvo

Com a atração dos clientes, o marketing passa a ter a missão de nutrir esses futuros compradores, chamados de leads. 

Essa “nutrição” faz com que o cliente chegue na etapa final e finalize o negócio. 

Quando os dois setores não estão alinhados, acaba que o cliente chega até o momento da compra despreparado, deixando de adquirir o produto ou serviço. 

Pós-venda efetivo

A próxima etapa em que o Marketing opera, é na pós-venda. Nesse momento, após a finalização da compra, é necessário utilizar as técnicas certas para que esse cliente seja fidelizado.  

Como o setor de vendas influencia o marketing?

Viu só, como o marketing é fundamental para gerar vendas? Agora vamos entender um pouquinho, como o setor de vendas influencia o marketing. 

Processo final de venda

Como dito anteriormente o setor de marketing atrai os leads qualificados, porém o setor de vendas deve saber como oferecer aquele empurrãozinho final para que a compra seja realizada. 

Sem uma boa estratégia de venda, todo o trabalho que o setor de marketing aplicou terá sido em vão. 

Auxílio no público-alvo

Sabemos que a equipe de marketing é responsável por gerar leads nutridos e de qualidade, porém, o setor de vendas pode dar uma boa ajuda nesse processo. 

Muitas vezes a equipe que trabalha com vendas diretas, possui a oportunidade de coletar informações importantes sobre o cliente e maximizar os resultados que a estratégia de marketing aplicada trará. 

Levantamento de produtos e/ou serviços mais vendidos

O setor de vendas é responsável por realizar o levantamento dos produtos e serviços que são mais procurados pelo cliente. 

De nada adianta uma boa campanha de marketing, se aquele produto em questão não é o mais procurado de sua empresa. 

Saiba como alinhar marketing e vendas

Agora chegamos ao ponto mais importante do nosso artigo, onde você irá descobrir como alinhar esses dois setores para que ocorra o aumento de sua receita. 

Objetivos comuns

No momento de traçar objetivos, é importante que ambos os setores estejam em comum acordo. O ideal é que os dois setores estejam juntos no momento de montar estratégias para atrair mais clientes e gerar mais vendas. 

Aqui na Troppa Digital temos o planejamento estratégico trimestral, onde são definidas as metas que o Marketing precisa alcançar para que o comercial consiga trabalhar. 

Em outras palavras, temos as metas de atração e também da prospecção ativa do comercial. Com essa elaboração de metas, o comercial começa a trabalhar suas qualificações. 

Mensalmente, realizamos uma reunião de acompanhamento entre os dois setores, nela alinhamos o que pode ser melhorado e o que iremos manter. 

Com isso, o Marketing faz o seu trabalho de atração de clientes e repassa toda a jornada do cliente para que o comercial tenha as informações necessárias para definir o tipo de abordagem que irá utilizar na primeira ligação, de acordo com o perfil do cliente.

Está gostando do artigo? Então, não deixe de conferir também 14 Passos Simples para Aumentar suas Vendas com Marketing Digital.

Compartilhamento de dados

É importante que ambos os setores saibam os dados de leads e clientes, para que as estratégias traçadas sejam mais corretas e eficazes. Uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é um software de gestão. 

Reuniões são indispensáveis 

Quando se tem os dois times reunidos no mesmo ambiente, fica mais simples passar a mensagem que para a empresa aumentar seus lucros, é necessário que os dois setores compartilhem ideias e estratégias. 

Essas reuniões devem acontecer ao menos uma vez por mês. Mas deve ser suficiente para sanar as dúvidas de ambos os lados. 

Se o marketing e o setor de vendas trabalharem de forma sincronizada, a receita da empresa será aumentada certamente, atraindo mais clientes e gerando mais vendas. 

Agora que você já entendeu como o alinhamento dos setores de marketing e vendas, proporciona a melhor experiência de compra aos clientes e é responsável pelo aumento das vendas e da receita. 

O que está esperando? Clique aqui agora mesmo! E dê o primeiro passo para colocar sua marca entre as empresas que têm o melhor retorno financeiro através dessa estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Arquivo

Categoria

Contato