Saiba como trabalhamos e como você pode atuar conosco para melhor atender às suas necessidades de marketing e vendas — e, finalmente, conquistar os objetivos do seu negócio. Antes de começar, vamos nos apresentar, tudo bem?
A Troppa é uma assessoria que combina marketing orientado as vendas, para empresas que buscam maximizar suas oportunidades por meio da implementação de programas e processos de marketing e vendas na internet.
Nossas campanhas de marketing e vendas criam sua autoridade, geram leads e posicionam sua marca para o sucesso. Nosso time está espalhado pelo Brasil, e todos possuem certificações nacionais e internacionais, além de habilidades em variadas áreas de atuação. Também somos uma das poucas agências que possuem uma metodologia própria e ágil, além de processos mapeados e validados.
Além disso, utilizamos a metodologia Agile Marketing, uma forma de gerenciar e agilizar nossos processos. Esse método nos torna mais produtivos, mais rápidos e eficientes do que qualquer outro tipo de método. Podemos garantir isso, porque estamos nos movendo 75% mais rápido do que antes de adotar o Agile.
Essa metodologia também teve um impacto impressionante em nossa cultura, na taxa de retenção de clientes, aumento considerável de NPS e queremos o mesmo para nossos parceiros de negócios.
Neste artigo, você vai descobrir o que a Troppa faz e os conceitos que defendemos. Ele traz uma análise de nosso modelo de negócios, posicionamento e abordagens que podem gerar novas oportunidades frente aos desafios enfrentados pelas empresas no mundo digital.
Como trabalhamos com as suas necessidades
Estamos conscientes de que existem muitas agências de marketing digital ou de inbound marketing por aí, e isso não nos intimida. Passamos longe de uma agência digital tradicional. Temos um jeito de trabalhar só nosso, voltado para resultados, com métodos comprovados e um time incomparável, por isso temos a certeza de que fazemos as coisas da melhor forma.
Trazemos essa máxima uma vez que nossa cultura respira tecnologia de marketing e vendas, insights editoriais e tendências de marketing digital de todo o mundo. Fazemos parte de um ecossistema de empresas de marketing e afins, que continuam a evoluir em um ritmo rápido e buscando sempre melhorar a satisfação do cliente ao longo da jornada de compra.
A introdução de novas tecnologias de marketing e vendas na última década, novos formatos de conteúdos e inúmeros canais de vendas online, trouxeram novas práticas para aumentar o engajamento do público e a retenção de clientes.
Os anúncios no Facebook e os resultados de pesquisas pagas no Google, por exemplo, fizeram com que as informações chegassem mais segmentadas para públicos específicos, melhorando a visibilidade da marca e aumentando o engajamento do público. Mais do que nunca, tivemos a capacidade de integrar a tecnologia aos canais de marketing e vendas.
Nesse cenário, a Troppa ajuda as empresas a implementarem um processo de marketing e vendas na internet, a criar autoridade de marca e a construir um posicionamento digital de marketing e vendas.
Mas o que isso significa para você e sua empresa? Cada vez mais, os potenciais clientes buscam aprender as características, benefícios de produtos e quais serviços são oferecidos e, por sua vez, tomam suas decisões de compra por conta própria, na maioria das vezes sem a necessidade de se deslocar até as empresas.
Em 2020, o cenário de pandemia do coronavírus acelerou a transformação digital e trouxe mudanças evidentes na forma como as pessoas passaram a consumir. Mesmo assim, vemos que a maioria das empresas não acompanharam essas mudanças, que não são mais fundamentais, são cruciais na jornada do consumidor.
Assim, a presença online de cada negócio (seu site, seu conteúdo escrito e em vídeo, sua presença nas mídias sociais) deve ser otimizada para essa nova realidade. Para que isso aconteça, as empresas têm uma escolha a fazer.
Elas podem possuir uma equipe de criação de seu marketing online internamente — incluindo redatores, de conteúdo, assistentes de dados e tráfego, analistas de marketing, designer, webdesigner, produção de vídeo e muito mais — ou podem terceirizar. Normalmente, a terceirização é feita com uma agência de marketing digital como a nossa. Nessa modalidade, as empresas decidem contratar um time externo para gerenciar suas pautas de conteúdo, criar campanhas para gerar leads e, em alguns casos, escrever e-mails, criar posts etc.
No entanto, na grande maioria dos casos que vimos, as empresas que terceirizam seu marketing não passam a conquistar resultados satisfatórios com as estratégias implementadas no seu segmento. Em vez disso, elas são prejudicadas por longas esperas de resultados à medida que as agências aumentam a execução do trabalho, em seguida, terminam decepcionadas com conteúdos que não focam em atração, conversão e retenção.
Em contraste, nós trabalhamos para que as empresas estejam com suas equipes conectadas às estratégias digitais, bem como envolvemos principalmente os times comerciais, para que entendam as expectativas e os objetivos, e ajudem na criação das pautas de conteúdo que performem bem para o seu cliente ideal.
O fato é que ninguém conhece seu negócio melhor do que você e seus colaboradores. Quando você alinha o marketing digital com toda a equipe, você constrói melhor as narrativas e desenvolve uma maior confiança com seu público.
Como preparamos você para o cliente digital de hoje
Para ter sucesso com o consumidor de hoje, acreditamos que sua empresa deve acabar com a divisão que existe entre marketing e vendas.
A Troppa Digital assessora seus clientes tanto com o marketing quanto com o processo de vendas, pois defendemos um “time de sucesso” comum, no qual os seus vendedores compartilham com os profissionais de marketing as perguntas e preocupações que eles estão ouvindo dos compradores.
Chamamos esse momento de união entre marketing e vendas de “vendarketing”. Ele proporciona a melhor experiência de compra aos clientes e é responsável pelo aumento das vendas e da receita.
Nesse momento, rastreamos e avaliamos o desempenho do marketing e a relação dele com as vendas, por meio de relatórios personalizados. Os especialistas da Troppa poderão sugerir novas campanhas, novas ferramentas, melhores investimentos, quais estratégias funcionam bem e quais não. Você pode ter certeza de que faremos o que for melhor para o seu negócio.
Como juntamos o departamento comercial e o de marketing
Atualmente, boa parte do processo de vendas nas empresas é pensado e criado pelo marketing, enquanto a equipe comercial opera com os leads que chegam através das estratégias de tráfego e conversão, por exemplo. Outra maneira que o marketing contribui no setor comercial é no processo de prospecção ativa, entendendo o perfil de cliente ideal e alinhando a equipe comercial para que os leads que chegam na base de contatos transformem-se em oportunidades.
Se os seus compradores estão sendo educados por meio de material digital, significa que a tarefa de informar sobre sua empresa, seus processos e seus produtos e serviços está organizada e o comercial terá mais produtividade. As mudanças impostas pela COVID-19 fizeram com que as vendas digitais aumentassem, portanto, acertar o marketing nesse momento é crucial.
Aqui na Troppa Digital, acreditamos que cada negócio deve ser visto como a voz mais confiável em seu segmento e, para isso, produzimos conteúdos autênticos, úteis e diretos, que respondem às perguntas que seus potenciais consumidores estão fazendo. Na verdade, a maioria das empresas não está acertando e continua “panfletando online”, produzindo peças fofas que não educam o comprador e não constroem confiança.
Uma boa escrita possui características que a tornam convincente e persuasiva. Além disso, ela precisa ser otimizada para os mecanismos de busca, como o Google. Nossos redatores de conteúdo trazem a essência de nossos clientes para a sua pauta, garantem que estão produzindo conteúdo eficaz e fazem isso numa cadência ideal. Esse processo abrange artigos para blogs, conteúdos de sites, criação de fluxos e e-mails de marketing, mídias sociais, cold mails e muito mais.
Como maximizamos os seus resultados
Para que as empresas sejam as melhores em seus segmentos por meio do marketing digital, elas precisam ser capazes de medir seus resultados. Se você faz marketing e não está medindo o que é executado, você está voando às cegas.
Há mais de seis anos trabalhando com líderes empresariais, estruturamos todos os nossos processos utilizando o método científico growth hacking, somado a práticas, ferramentas, frameworks e sistemas desenvolvidos para ajudar nossos clientes a encontrar e analisar oportunidades de negócios.
Realizamos, mensalmente, reuniões estratégicas onde alinhamos as melhorias, ofertas, premissas e cenários de riscos, garantindo que nossos clientes estejam por dentro do que acontece com o escopo contratado, deem sugestões e entendam sobre o que está ou não gerando retorno real sobre o investimento.
Ensinamos também as equipes de vendas das empresas a utilizar a ferramenta de automação e CRM em todo o seu potencial, pois a maioria das empresas que usam algum tipo de CRM só aproveitam cerca de 20% do que a ferramenta pode fazer. Trazemos os gestores e vendedores diretamente para o processo, utilizando seus conhecimentos e experiência para traduzir seus esforços em marketing e vendas.
Como trabalhamos a estratégia juntos
Muitas agências de marketing digital dizem que se preocupam com as vendas de seus clientes, mas geralmente não há ligação direta entre a agência e a equipe de vendas. A lógica é que os clientes contratam uma agência com o objetivo de aumentar as vendas, pois as estratégias digitais têm essa finalidade, de fazer com que o potencial cliente chegue nesse ponto.
Porém, em alguns casos, o cliente quer que a agência seja responsabilizada pelos resultados, sozinha. No momento em que se assina um contrato, tanto a agência quanto o cliente não devem medir esforços para melhorar o processo de vendas.
É importante saber que a agência tem a responsabilidade de pensar e produzir as estratégias de marketing, trabalhar em cima da metodologia e do escopo contratado. Já a empresa entende bem seu produto ou serviço, sabe como fazer o follow-up, resolver a dor do cliente, portanto, é responsável pela venda na prática, pelo fechamento dos clientes e sua equipe precisa estar bem alinhada com os passos, métricas e fluxos do processo.
Um diferencial competitivo aqui da Troppa Digital é que nós treinamos sua equipe de vendas, ensinamos a aproveitar a tecnologia e melhorar a comunicação com o consumidor no mundo. Nossa equipe reconhece os tipos de conteúdo que os potenciais compradores mais precisam — e, em seguida, ajudamos a integrar esse conteúdo no processo de vendas.
Tecnologia, marketing e vendas, como fazemos
Acreditamos que o processo de compra e venda está em constante mudança, e mantemos nossos dedos no pulso do comportamento do consumidor. Quando a pandemia da COVID-19 chegou, já estávamos trabalhando para educar nossos clientes sobre como eles poderiam adaptar as vendas para o mundo virtual, certificando-nos de que estariam independentes e capacitados para mudar sua rotina, como, por exemplo, fazer uma simples videoconferência e aplicar novas estratégias através da tecnologia.
Mais do que nunca, as empresas devem buscar entender sobre como o marketing digital e o processo de vendas devem caminhar. Que a eficácia da tecnologia depende de sintonia com o negócio, missão e objetivos estratégicos, a expertise técnica da equipe e os fatores de escalabilidade. Entender também que não há nenhuma agência, empresa, milagre ou kit de ferramentas onipresente que possa resolver todos os desafios de marketing e vendas imediatamente.
Em todas as coisas que a Troppa Digital faz, ela foca no presente e no futuro. O que fazemos nos torna diferentes no mercado, conquistamos reconhecimento, e isso vem por meio da familiaridade com a nossa causa. Se você está pronto para fazer parte do ecossistema das empresas que crescem e deseja levar seu negócio para outro patamar, entre em contato agora com nossos especialistas e agende uma consultoria gratuita!