Você consegue descrever o cliente ideal da sua empresa?
Talvez a sua empresa já tenha todas as informações sobre o cliente organizadas em público-alvo, com características demográficas específicas, ou até mesmo uma ideia sobre o cliente perfeito.
Muitos negócios até têm múltiplas personas para públicos segmentados, e gostam de dar a suas personas nomes inteligentes como “Neymar” e “Bruna”.
Entender o perfil do seu cliente ideal não é apenas importante para que as equipes de marketing e de vendas criem mensagens eficazes e direcionadas, mas também para ajudar a identificar quem será um bom comprador para seus produtos ou serviços.
Se você ainda não tem um perfil de cliente ideal ou personas definidas, não se estresse.
Aqui na Troppa, definimos o perfil do cliente ideal (ICP) baseado em características de mercado, perfil de investimento e de particularidades que o nosso processo de vendas na internet, nosso carro-chefe, se encaixa.
Já a persona definimos do ponto de vista mais emocional, buscamos entender quais são as suas preocupações, problemas, dores e perguntas.
Definir o tipo de cliente ideal que sua empresa irá dar foco e capacitará a sua equipe de vendas a se sentir confiante para identificar quem em sua lista de prospects está ou não qualificado para comprar de você. Essa é uma estratégia que, em última análise, economiza tempo e dinheiro para sua empresa.
Entenda qual perfil que tem mais chance de sucesso
Quando você entende cada detalhe do perfil de lead que você quer fica mais fácil qualificá-los. O seu tempo é economizado e seu time de vendas irá se esforçar apenas com os clientes que estão melhor alinhados com seus valores.
Outro ganho, é que diminuirá a insatisfação interna de sua equipe com retrabalhos e reclamações de clientes que seriam felizes em outro lugar.
No momento em que você começa a pensar em relacionamentos de longo prazo, você cria uma oportunidade para construir uma aliança com clientes que vão amar seus serviços e produtos e se tornarem embaixadores da marca.
Na Troppa, acreditamos na transparência e no compartilhamento de valores. Buscamos ter em nossa base e só fechamos com clientes que consideramos ideais para estarem ao nosso lado.
Quando pensamos em nossos clientes ideais e nas empresas em potencial que terão mais sucesso em trabalhar com a gente, vemos consistentemente empresas com as seguintes qualidades:
- Elas estão procurando crescer e melhorar suas empresas compartilhando conhecimento
- Elas possuem bases em valores e suas ações são orientadas pela visão estratégica.
- Elas são disciplinadas, consistentes e, financeiramente, sólidas
- Eles tem um casting de aprendizes ativos e disruptivos
- Eles investem em treinamento e construção de grandes equipes
- Suas equipes de vendas dependem de leads qualificados
- Eles estão abertos a ter sucesso de longo prazo com a Troppa Digital
Elas estão procurando crescer e melhorar suas empresas compartilhando conhecimento
Seus gestores querem crescer de forma íntegra, com transparência e são preocupados em responder as perguntas de potenciais clientes sobre seus produtos ou serviços, com conteúdos de marketing e vendas que sejam imparciais, conscientes e realmente ajudem a educar seus potenciais clientes.
São empreendedores que querem ajudar seus compradores a tomar decisões com base em informações relevantes. São empresários abertos a pensar mais como um professor, e menos como um dono de negócio. Acredite, isso funciona!
Para eles, o ego não tem vez, crescer e melhorar suas empresas significa não pensar apenas no típico marketing fofo.
Esses empreendedores veem valor em ter cada conteúdo publicado em seu site, mídias sociais e emails marketing. Tratam isso como uma oportunidade de ensinar a seus prospects.
Em vez de perguntar “como esse blog vai fazer meu cliente ideal comprar de mim”, eles perguntam “como esse blog educará meu cliente ideal para tomar uma decisão de compra inteligente”.
Eles estão menos interessados em se tornar o principal especialista da sua área, porque ele entende que isso é uma consequência do nosso processo de vendas digitais. Estão mais preocupados em fazer a coisa certa do que em seus achismos, o que vale muito pra gente.
São gestores que buscam construir uma conexão emocional mais forte com sua audiência e todos eles acreditam que seus potenciais clientes compram produtos e serviços porque confiam.
Elas possuem bases em valores e suas ações são orientadas pela visão estratégica.
São empresas que não só veem os benefícios a longo prazo e a construção de confiança com seus compradores, mas também acreditam em apoiar, capacitar e criar uma empresa para a qual seus funcionários se orgulham de trabalhar.
Na Troppa, nos orgulhamos de ser uma empresa baseada em valores, baseada em confiança, ajuda e segurança. Buscamos características semelhantes a essas em nossos clientes ideais porque queremos construir relacionamentos de longo prazo.
Buscamos empresas que, como a Troppa, implementaram programas de crescimento organizacional, por meio de instituições sérias. Líderes que acreditam que crescer e melhorar sua empresa começa com o crescimento de seus funcionários são fortes candidatos para estarem conosco.
Essas empresas são dirigidas por líderes que colocam as pessoas acima do lucro e entendem a importância de quebrar o status quo. As equipes de marketing e vendas trabalham de forma mais eficiente quando seus objetivos e estratégias estão alinhados — e o cliente ideal da Troppa sabe que essa é uma prioridade para o sucesso.
Elas são disciplinados, consistentes e, financeiramente, sólidas
Não estamos falando de empresas que devem estar negociando na Bolsa de Valores ou que faturam milhões ao ano. Estamos falando de empresas que estão em uma boa posição financeira para se envolver com uma agência de marketing como a nossa.
Trabalhamos com empresas que acreditam que fortalecer sua marca com marketing digital e melhorias em seus processos de vendas é investimento.
Elas devem entender que nosso trabalho alia tecnologia, marketing e vendas, e isso ajudará a orientar e treinar suas equipes para construir estratégias mais fortes e eficientes.
Eles tem um casting de aprendizes ativos e disruptivos
Empresários com a mente aberta para aprender e crescer são os parceiros mais bem sucedidos com a Troppa.
São empreendedores de empresas com tamanhos e portes diferentes, que se interessam por inovação, tecnologia e estão constantemente interessados em aprender coisas novas e melhorar.
Sim. Eles leem… Muito. E querem que seus colaboradores façam o mesmo.
Mais importante, eles querem que seus colaboradores cresçam e construam suas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Esses gestores empresariais não só participam de grupos executivos, mas fornecem ao seu time a oportunidade de crescer suas redes de relacionamento, juntando-se aos mesmos grupos e aprendendo sobre as melhores práticas do setor.
Eles participam de conferências e eventos ao longo do ano, tanto virtualmente quanto presencialmente. E quando eles aparecem nesses eventos, eles não só buscam os jantares de networking e happy hours, o mais importante, eles participam das sessões de aprendizagem, fazem perguntas e planejam tomar medidas práticas com base nas coisas que ouviram e aprenderam em cada evento.
Eles investem em treinamento e construção de grandes equipes
Os líderes dessas empresas não são apenas visionários, eles também estão comprometidos em fornecer educação continuada para suas equipes, a fim de construir colaboradores mais fortes e alinhados ao propósito de seu negócio.
No passado, eles contrataram agências e consultores tradicionais, e hoje estão procurando empresas inovadoras para fazer parte do seu hall de parceiros estratégicos.
Talvez procurem uma agência como a nossa, que ajude-o a aumentar seus resultados comerciais, a partir da estruturação de um processo digital de vendas e marketing, com as melhores ferramentas tecnológicas, que são capazes de mensurar dados de forma eficaz.
Eles acreditam que sua equipe de vendas deve estar alinhada à transformação digital, sendo consistentemente treinada e acompanhada. Acreditam em colocar as pessoas certas no lugar certo com o objetivo de aprender, aplicar e crescer.
Suas equipes de vendas dependem de leads
Nosso cliente em potencial possui equipes de vendas que dependem da geração, relacionamento e qualificação para fechar com os melhores leads.
Na prática, são empresas que querem conquistar clientes através de uma jornada de compra que apresente seus produtos/serviços ou empresas que planejam aumentar e melhorar a maneira como se comportam na internet.
São empreendedores e gestores não estão interessados apenas no número de leads, mas, na qualidade dos leads. Eles compreendem o que é uma jornada de compra de sucesso e dão importância a toda jornada.
Eles já ouviram falar de alguma forma sobre, inbound, outbound e marketing de conteúdo, que é a ideia de criar conteúdo educacional e relevante para seus leads, onde o objetivo é se tornar uma fonte confiável de informações dentro do seu mercado.
Essas empresas sabem da importância de educar seus leads através do conteúdo e usar esses recursos para construir confiança com perspectivas de fechamentos ao longo do processo de compra.
Eles estão abertos a ter sucesso de longo prazo com a Troppa Digital
Para que o marketing seja eficaz e gere resultados reais, o empresário ou alguém de sua equipe deve atuar no processo, assim como faz a Luiza Trajano, da Magazine Luiza.
Empresários como ela se envolvem com a Troppa e compartilham seus objetivos e insights com transparência. Eles participam e aprovam os planejamentos estratégicos de marketing, envolvendo suas equipes de vendas e liderança.
Trabalhamos com clientes que sabem que o crescimento de seus negócios está totalmente alinhado a ter pessoas e empresas inteligentes ao seu lado.
As empresas mais bem sucedidas com a Troppa entendem que fazer vídeos, gravar stories são parte dos esforços de marketing, e que é uma grande estratégia para se tornar um empresário confiável em seu segmento.
Queremos que sua empresa se torne um estudo de caso
O nosso objetivo é ajudar sua empresa a crescer, e como consequência mostrar esse sucesso como um estudo de caso em nosso site.
Queremos colocar um holofote em suas conquistas, desde o crescimento orgânico do tráfego até a venda.
As empresas que exibem as qualidades listadas acima, estão comprometidas em aumentar suas receitas e, para a gente, estão preparadas para o sucesso.
Talvez você tenha lido esses tópicos pensando: “Temos algumas delas, mas não todas. Ainda somos um cliente ideal para a Troppa Digital?
A resposta é, na verdade, uma pergunta: você está disposto a aprender, crescer e assumir o compromisso de melhorar seu negócio?
Se a resposta for sim e sua mentalidade estiver aberta a novas ideias com resultados comprovados, então vamos começar.