O caminho que o potencial comprador percorre numa estratégia de marketing digital é o ponto mais importante em um sistema de geração de oportunidades para vendas.
Entender essa jornada e adaptá-la dentro das estratégias de atração de potenciais leads, fará com que os resultados cheguem de maneira mais rápida. E como você faz isso na sua empresa?
Felizmente, a Troppa Digital desenvolveu, dentro da metodologia própria de geração de leads por meio de campanhas para vendas, um diagrama sofisticado, chamado “Geração de Oportunidades” para ajudar a simplificar o processo e trazer resultados mais rápidos.
Esse funil divide o processo em três seções: Atrair, Converter e Encantar
Neste artigo, vamos mergulhar de cabeça no nosso funil de marketing para entender melhor cada seção e como podemos aproveitá-la para converter leads.
Atrair potenciais leads
Para geração de novas oportunidades focamos no topo do funil. É onde trabalhamos maneiras para atrair visitantes para as suas plataformas de marketing, principalmente o seu site e blog.
Fornecemos conteúdos necessários para atrair visitantes que navegam na internet em busca de soluções, e mostrar para eles que você tem o conteúdo que ele estava procurando.
Ferramentas de conteúdo para atrair incluem:
- Redes Sociais;
- Palavras-chave;
- Vídeos;
- Dark Posts;
- Blogs e;
- Páginas específicas do site.
Assim, essas ferramentas funcionam para atrair potenciais clientes para conhecer mais o seu trabalho, empresa ou serviços e produtos.
Digamos que sua empresa forneça equipamentos de proteção individual de funcionários para períodos de chuva a empresas de construção civil.
Pelo bom trabalho de SEO e palavras-chave que você incluiu nas páginas do seu site e postagens no blog colocaram sua empresa em um bom ranqueamento no Google.
Ao pesquisar, eles clicaram em seu link e foram instantaneamente levados para o seu site muito atraente e facilmente navegável.
Se este for o caso, considere seu trabalho até agora um trabalho bem feito, mas não vamos parar por aí.
Assim, é muito importante garantir que o conteúdo que você está publicando em seu site e blogs tenham postagens regulares.
As estratégias desenvolvidas em suas mídias sociais devem estar todas atualizadas, para que possa educar e engajar os seus leitores.
Os principais esforços do funil atuam para ajudar a estabelecer o interesse de alguém em sua marca.
Mas, não é só isso que vai fazer com que o seu lead se transforme em cliente. É preciso um pouco mais.
Converter leads em clientes
O meio do funil concentra-se em estabelecer a importância e o valor da sua marca.
Cada visitante do seu site não é considerado um lead.
Na verdade, um lead é um visitante específico que possui boas interações com seu conteúdo, é assim é considerado uma boa oportunidade para uma futura venda.
Agora, a pessoa encarregada da compra da capa de chuva da empresa de construção está ciente do seu produto…
Mas, o que a sua marca tem que o torna único da concorrência?
Essa parte do funil é onde você começa a dar valor ao seu negócio, atraindo o visitante para buscar seu conteúdo.
Isso é feito com ferramentas de conteúdo, como:
- Chamadas para ação (CTAs);
- Landing pages;
- Ofertas de conteúdo exclusivos e;
- Postagens educacionais do blog.
As CTAs são o primeiro passo e oferecem um caminho para o seu conteúdo exclusivo. Como: E-books, infográficos ou webinários, por exemplo. Elas podem ser compartilhadas em seu blog e nas páginas de mídia social ou enviadas por meio dos e-mails.
Assim que a CTA for clicada, o visitante será direcionado para a página de destino, onde preencherá algumas informações de contato e fazer o download da oferta.
E bingo; você tem uma pista!
Esta informação é essencial para os estágios iniciais do processo de criação e conversão.
Encantar e transformar leads em clientes
O fundo do seu funil é um estágio crucial na criação.
Neste ponto, você tem uma maneira de contatar seus leads, o que permite que suas estratégias de venda realmente comecem.
O conteúdo que você entrega aqui é para nutrir, educar e estabelecer-se como um líder de pensamento em seu campo.
O objetivo é mostrar sua liderança e o que sua marca pode fornecer a eles. É aí que entra o alinhamento de marketing e vendas.
Ferramentas importantes para este estágio incluem:
- E-mail segmentado;
- Scoring dos Leads e,
- Integração CRM.
Neste ponto, você está próximo de converter um lead em um cliente e é mais importante do que nunca manter o foco no conteúdo que está sendo fornecido.
Cada e-mail enviado ou conteúdo que você oferece é uma chance de aumentar o valor da sua marca para um lead.
Não sendo apenas ele que sabe um pouco sobre você, mas você sabe um pouco sobre ele.
Você sabe qual conteúdo eles baixaram, em quais links eles clicaram, suas informações de contato e, o mais importante, você sabe que eles estão interessados ??em sua marca.
Assim, com essas informações, você pode começar a fornecer seu lead com conteúdo e ofertas relevantes.
E o que acontece depois? Você faz uma venda!
Mas, seu relacionamento não acabou!
Ainda há uma parte extremamente importante do funil que nunca deve ser negligenciada…
Continuar o envolvimento e encantar seu cliente.
Então, parabéns pelo seu novo cliente, mas o funil de inbound marketing não está completo!
O principal ponto do inbound marketing é que você está fornecendo conteúdo sobre seu produto ou serviço para uma comunidade de pessoas que se alinham à sua marca.
Esta associação de marca deve continuar muito depois da fase de encerramento.
Dessa forma, considere enviar ao seu cliente uma carta de agradecimento, oferecendo-lhe bônus na próxima compra ou no check-in para obter algum feedback.
Vendas para o mesmo cliente são mais fáceis de fazer do que novas vendas.
Sem mencionar que, sempre há uma chance de que um cliente satisfeito se torne um embaixador da marca e impulsione mais leads para seu site.
Continue a encantar os seus clientes para terminar o funil de marketing de entrada e você certamente estará no caminho certo para o sucesso.
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